Os perigos do amoníaco são, frequentemente, discutidos, uma vez que a exposição ou contacto com essa substância pode originar problemas de saúde graves e até irreversíveis.

Para melhor entendermos os perigos inerentes à inalação ou contacto com esta substância, recorremos à informação disponibilizada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.


EFEITOS NA SAÚDE

O amoníaco é um irritante cujo efeito principal, após exposição, são queimaduras na pele, olhos e trato respiratório. O amoníaco possui propriedades alcalinas que levam aos seus efeitos nefastos. O facto de possuir elevada solubilidade em água, permite que, ao entrar em contacto com esta, nomeadamente nas mucosas onde existe elevada humidade e também na pele e olhos, se dissolva e forme o hidróxido de amónio. Este composto formado provoca saponificação dos lípidos das membranas celulares provocando rutura celular e morte. Além disso, retira água das células e inicia uma resposta inflamatória que prejudica os tecidos circundantes.

Contacto com os olhos e a pele

A exposição a baixas concentrações de amoníaco, no ar ou em solução, causa rápida irritação da pele e dos olhos. O contacto com soluções concentradas de amoníaco, como produtos de limpeza industriais, pode causar lesões corrosivas como queimaduras de pele, lesões graves nos olhos e até mesmo cegueira. 

Ingestão

A ingestão de soluções com elevadas concentrações de amoníaco causa lesão corrosiva na boca, garganta e estômago. A ingestão de amoníaco não costuma resultar em intoxicação sistémica.

Inalação

O amoníaco é irritante e corrosivo. A exposição a elevadas concentrações de amoníaco causa queimaduras no nariz, garganta e trato respiratório. Isto pode causar edema bronquiolar e alveolar, ocorrendo destruição das vias aéreas, resultando em insuficiência respiratória. A inalação de concentrações mais baixas pode causar tosse e irritação no nariz e na garganta.

Toxicidade nas crianças

A exposição das crianças ao amoníaco é muito diferente comparada com a dos adultos. As crianças têm uma maior superfície de pele em proporção ao seu volume corporal, resultando numa maior exposição. A exposição a níveis reduzidos de amoníaco não parece ter impacto na saúde das crianças. No entanto, são necessários mais estudos para esclarecer que efeito poderá ter a exposição a níveis aumentados de amoníaco.


Posto isto, e sempre que possível, é recomendável recorrer a produtos que não utilizem amónio na sua composição. Muito utilizado em produtos de limpeza, há ainda quem pense que, sem amoníaco, o detergente perde eficácia, o que não é verdade.

A GreenDeter apresenta-lhe o detergente GreenDeter MULTIUSOS. É um detergente concentrado de ALTO RENDIMENTO, de ação bactericida, fungicida e desinfetante. É ainda um produto ecológico e BIODEGRADÁVEL, sem amoníaco e sem fosfatos, não inflamável e não corrosivo, SEM PREJUÍZO PARA A SUA SAÚDE.

Pode ser usado em TODAS as superfícies e materiais, podendo substituir todos os frascos que tem na despensa lá de casa.

É comercializado em garrafas de 1 litro, para diluição de 10% de concentrado em 90% de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *